14 de maio de 2008

Direito à Liberdade...

"Há escravos na maior parte do mundo, definitivamente no teu. E tu não podes pensar que isso não é uma preocupação tua: provavelmente comes, vestes ou brincas com produtos que podem estar ligados ao trabalho escravo. Estás implicado na economia da escravidão, gostes ou não."
in, Colors, Janeiro de 2003.


















Calcula-se que existam 2.4 milhões de pessoas traficadas em todo o mundo para exploração do trabalho, sexual ou tráfico de órgãos. O tráfico de mulheres e crianças tem vindo a crescer e destina-se principalmente a alimentar as redes de prostituição e do comércio de pornografia. O tráfico de homens adultos fornece sobretudo o mercado de trabalho escravo praticado em alguns países.
As causas do tráfico estão identificadas: pobreza, exclusão, discriminação, ausência de protecção social. Este tráfico só terá um fim com a resolução da miséria que lhe dá origem.
Que podemos fazer para proteger os mais vulneráveis deste risco?

"(...) Prevenir na comunidade, criando apoios e formas de integração das crianças que vivem nas ruas e que estão ao alcance de qualquer traficante. (...)
E depois, quando uma vítima de tráfico se cruzar connosco, será preciso aprender a ler os sinais do seu silêncio, do seu disfarce mantido tantas vezes sob coacção e ter a capacidade de a encarar e ajudar como vítima que é, não obstante esse estatuto não ser ainda reconhecido por muitos. "
Teresa Morais, Jornal de Letras

Segundo a National Geographic há mais escravos hoje do que o total de escravos que, durante 4 séculos, fizeram parte do tráfico transatlântico.

http://ngm.nationalgeographic.com/ngm/0309/feature1/index.html

Mais informação: Amnesty International http://www.amnesty.org/
Anti-Slavery International
http://www.antislavery.org/
Free the Slaves
http://www.freetheslaves.net/

Agir já: http://causas.sapo.pt/main.php?mnu=004 http://www.freetheslaves.net/NETCOMMUNITY/Page.aspx?pid=298&srcid=183 http://www.antislavery.org/2007/actionsign.php

Sem comentários: